terça-feira, 30 de março de 2010

O trabalho dignifica!

Será mesmo? Porque atualmente o que eu tenho visto de trabalho indigno, não está no gibi!
A ideologia burguesa da nossa sociedade diz que se você se esforçar, estudar, se dedicar, se aprimorar e trabalhar pesado, vai atingir seu lugar ao Sol. Tudo depende do seu empenho, é mérito pessoal. Mas o que essa maldita ideologia não nos conta é que muitas vezes você vai ser vítima do sistema, que seu chefe fdp pode te sacanear, que a sorte também ajuda, que os desonestos conseguem com mais facilidade. Ou seja, NÃO depende só do seu esforço.

E é por isso que, quando você está subindo as escadas do condominio, se depara com um funcionário varrendo, o cumprimenta e ele sequer levanta os olhos pra te retribuir. Ou mesmo dá de cara com aquela mulher de semblante triste, distribuindo panfleto na esquina. Já reparou o olhar desses trabalhadores? Como é triste, como lhes falta aquele ar de "estou fazendo um trabalho honesto, digno e, por isso, vou manter minha cabeça erguida"???

Isso sem contar naqueles empregos que devem ser chatérrimos. Fui parar na biblioteca esses dias pra estudar e fiquei reparando nos seguranças de lá. Cara, não poder falar com ninguém, ficar em pé o dia inteiro com cara de mau, repreender aquela gente sem noção que atende o celular na porta da sala de leitura (oi?!). Não sei se isso é exatamente uma opção que se faz pra carreira.

Pode ser politicamente incorreto o que vou dizer, mas até que pra essas profissões a pessoa não precisa de muito preparo intelectual. Geralmente quem ocupa essa vaga é aquela pessoa que teve pouca - ou nenhuma - oportunidade, que enfrenta mil problemas sociais pra se manter de pé a cada dia.

Mas tem também aquelas criaturas que estudam, se esforçam, mas se deixam levar por uma ideologia qualquer e vão parar em funções de grande importância social, mas nenhum reconhecimento. É o caso da minha classe. Porque professor, muitas vezes, é tratado como qualquer coisa; até mesmo como bandido - aliás, se tem uma gente que tem regalia é bandido (mas isso é assunto pra outro post)!!
Não sei quem viu o protesto dos professores em São Paulo. Perceberam o tratamento que a polícia dispensou a quem reclamava por melhorias nas condições de trabalho?? Não estou puxando brasa pra minha sardinha, mas é uma vergonha o que a gente passa. Canso de ouvir colegas de profissão dizerem que levar uma vida honesta não leva ninguém a nenhum bom lugar; que o lance é ser político, ou funcionário federal. A importância que se dá a um professor hoje é tanta que o aluno pode ameaçar, pode agredir, pode ridicularizar o profissinal, e ninguém faz nada. O próprio não pode fazer, os pais acham que ele mereceu, a direção fica entre a cruz e a caldeirinha, e quem se f* é o ser que responde por professor.

Tenho cá pra mim que está tudo fora do lugar... Os melhores salários são pagos não àqueles que desempenham função vital para a sobrevivência da sociedade, mas àqueles que são mais espertos e vendem melhor o seu peixe. Nenhuma sociedade sobrevive sem um mestre ou um curandeiro. Qualquer sociedade sobrevive sem jogador de futebol, corredor de F1, âncora de TV, ator de novela, ex BBB. Mas nossos valores estão invertidos. A Cesar não mais o que é de Cesar. Triste fim será o de sociedades assim. As pessoas se sentirão cada vez mais indignas em suas funções. E a tendêndia é que a procura por funções desnecessárias, porém super remuneradas, seja cada vez maior, sobrando cada vez menos espaço para o que é necessário. Até que isto se transforme numa bola de neve que implodirá de vez os valores morais e éticos que ainda restam na nossa sociedade...

3 pitacos:

Hod disse...

De forma alguma o trabalho dignifica.
Acho que o que dignifica é o mérito. Fazer por onde!!!

Beijo pra vc.

Hod.

Bia Bomfim disse...

Infelizmente, sou obrigada a concordar...

Luciana Matos disse...

Ai concordo. concordo. concordo.
A gente se mata pra terminar a faculdade pro Governo do Estado oferecer 700 reais de salário, sem passagem! Que vá a pé!

Difícil, viu.

 

Copyright © Histórias e Pensamentos de uma Ruiva Infinita. Template personalizado por Elaine Gaspareto Design by Volverene from Templates Block