domingo, 6 de julho de 2008

O valor da História

Tem horas que eu esqueço pra que serve o meu ofício. Assim... não que eu esqueça de verdade. Mas na minha vida pessoal, é difícil aplicar o ofício de historiadora. A gente costuma dizer que, pra fazer sentido, precisamos ter uma certa distância do objeto de estudo histórico. Então, é claro que se eu fizer uma análise de fatos próximos a minha época, ela estará carregada de emoção e parcialidade. Que dirá se resolver analisar minha própria história.
E ae as coisas acontecem e eu surto. E fico tentando entender, é claro. Mas, por mais que eu pense e procure no passado, não encontro respostas para minhas perguntas.
Só que, de repente, não mais que de repente, começo a ter outra percepção da coisa. Lembro do meu ofício, de tudo o que aprendi, de análise de discurso e coleta de dados... E não é que a coisa toda faz sentido agora?? Até estou mais calma. Acho até que consigo esperar o desenrolar dos fatos pela próxima semana.

Tinha certeza que os quatro anos de faculdade não tinham sido em vão!!

3 pitacos:

EDIMAR SUELY disse...

Olá,
Olá,

A paz do Senhor,

Passando para conhecer esta beleza de espaço e desejar um lindo domingo e muita paz.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Eu desisti de tentar entender, porque nossa querida CL já disse que viver ultrapassa todo o entendimento... Ou, que às vezes ela gostaria de entender sim, mas somente entender que não entende... Só o suficiente pra aceitar as coisas como elas são, do jeito que elas vêm.

E isso é tão difícil para mulheres acostumadas a fazer as coisas acontecerem, não é? É como ser privada do próprio direito de escolha: mais fácil é pensar na liberdade total de se fazer o que se quiser, do que se pensar que Alguém olha e controla a tudo.

Entender tem o seu valor, mas acho que tem coisas que infelizmente vão escapar das nossas mãos - e neurônios.

Te adoro, ruiva!
Beijos

Madame Mim disse...

Oi, querida...
Seu blog é muito massa (este e o outro tbém).
Então vc é historiadora?
Bom, não sei se é a mesma faculdade que um historiador e um professor de história curso...mas meu irmão mais novo é formado em história (e jornalismo), voltado para a área acadêmica.
beijos!

 

Copyright © Histórias e Pensamentos de uma Ruiva Infinita. Template personalizado por Elaine Gaspareto Design by Volverene from Templates Block