quinta-feira, 10 de abril de 2008

É mentira!!

Sabe que às vezes eu fico me perguntando... é melhor mentir??
Embora todos digam que não, o mentir está no inconsciente (ou consciente mesmo) da maioria dos humanos. Sim, porque conscientemente é lógico que sempre diremos que o melhor é falar a verdade. Mas se é assim, porque mentimos? Por que, pelo amor de Deus, quando falamos a verdade, levamos uma bronca, ficamos de castigo, somos abandonados, as pessoas ficam zangadas?? Não dá pra entender!! Queria saber porque as pessoas não lidam bem com a verdade.
Já prestou atenção? A gente faz alguma grande (ou mesmo pequena) burrada e a outra parte te chama na conversa e, com o olhar mais cruel possível, diz que quer saber a verdade. Sendo uma criatura inocente e sincera, o que você faz? Diz a verdade, claro! E o que recebe em troca? Uma explosão! Alguns megatons traduzidos em voz e gestos; ódio, exasperação.. Se a pessoa te chama por um nome carinhoso - por exemplo Marieta - logo vai chamar de MARIA ROSA DE OLIVEIRA FERNANDES!!! Isso dá medo. É tão controverso que assusta. E como todo mundo age assim, as crianças aprendem a mentir, e seguem mentindo por toda a vida. Sempre pra evitar um mal maior. E, quando na vida adulta, mentirão pro patrão, pra namorada, pro amigo, pro vizinho, pra irmã...
De todo jeito, eu fiz um pacto comigo. Falo a verdade. As conseqüências podem ser loucas (porque as pessoas são loucas), mas minha consciência não vai me condenar. E, quando as pessoas me falam a verdade - porque eu realmente prefiro ouvir a verdade, seja ela qual for - minha atitude não é mais essa que acabei de condenar. Não que eu seja condescendente, ou conivente com o erro, mas não vou valorizar a mentira jamais.

Essa semana acharam ruim comigo lá na escola porque um aluno me chamou de chata. Ora.. ele queria pular da mesa e como não calculou direito a distância da outra mesa, vi que ia se machucar. Como boa professora que sou, fui lá e peguei ele na marra. A criança, claro, achou ruim. Ficou zangada comigo porque eu parei a brincadeira dela. E ae, naquele momento, eu fui chata. Pra quem ouviu, isso foi malcriação. Pra mim, foi a reclamação sincera e justa de uma criança frustrada. Nem me dei ao trabalho de explicar isso pra criatura... Mas, eu vou brigar com meu aluno porque ele falou a verdade? E dae vou reforçar esse comportamento mentiroso?

Uma vez, conversando com um amigo, ele me fez um elogio, que eu retribuí. Tadinho.... não me conhece tão bem e achou que eu estava apenas sendo gentil.
É o que quase todos fazem, né? Mentir pra parecer educado. Hehehehe. Falei pra ele que minha educação não é tanta... Que só falo o que acho verdade. Se eu não pensasse o mesmo dele, não diria nada. Apenas ia sorrir e acenar e agradecer. Acho que ele entendeu como eu funciono.

******************************************************************************************************

Frase do dia:
"Me magoe com a pior verdade, mas não me iluda com a melhor mentira".

4 pitacos:

Anônimo disse...

O Duro (que não é duro, é o certo) que é verdade...

Nós mentimos em torno de 200 vezes por dia, repito, por dia.

Desde aquele "bom dia" que você na verdade não queria dar, ou fez sem interesse.

Porém também sou adepto da verdade, é melhor alternativa.


Beijos
òtimo fds

Anônimo disse...

Minha ruivinha fofa e verdadeira... Quando eu entro aqui eu aprendo muito (verdade). Pra quem te viu crescer, o orgulho cresce nessa hora... Em saber que mesmo parecendo “maluquinha” você pode mudar uma parte do mundo mentiroso..aff! Viajei não é? Vale lembrar que éramos felizes e não sabíamos. Por isso que as crianças são tão felizes, pra elas o mais fácil é ser falar a verdade, o difícil somos nós mesmo (os adultos), eita complicação sô!. Te love amiga... Sucesso pra vc entre os pequeninos!
Smacksssssss

Mariana Martins disse...

AUSHAUHSHASAHSHHAS
realmente, seres humanos (adultos, principalmente) são extremamente compliacados.. os piores são os que fazem uma pergunta já esperando uma 'tal' resposta.. aí quando você responde diferente (não, essa blusa não é legal é pq é grosso, mal educado e blábláblá..

Helen disse...

Acabei de escrever sobre isso também rsrsrsrsrsrs

Eu tb prefiro a verdade :)

bju!

 

Copyright © Histórias e Pensamentos de uma Ruiva Infinita. Template personalizado por Elaine Gaspareto Design by Volverene from Templates Block