sexta-feira, 16 de novembro de 2012

É viável o uso de tecnologia na Educação Infantil?

Aos leitores do blog: preciso fazer uma atividade da faculdade sobre o uso de informática na educação. Fiquem a vontade para comentar, mas não se assustem com a discrepancia do tema em relação ao conteúdo normal do blog. Beijas

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Há algum tempo que as Secretarias de Educação investem em tecnologia nas escolas públicas. São máquinas fotográficas, filmadoras, laboratórios de informática, computadores para professores, acesso a internet, etc. Porém é fato também que a Educação Infantil costuma ser deixada de lado, como se crianças menores de 6 anos, por não terem sido alfabetizadas, não fossem capazes de fazer uso das tecnologias para aprendizado. No entanto, é comum que mesmo os menores já tenham noção das funções e possibilidades de uso dos computadores e demais tecnologias.

Claudinéia Mattei diz, em seu artigo intitulado "O prazer de aprender com a informática na Educação Infantil", que para um bom aproveitamento da informática na educação, são necessários quatro aspectos: o computador, o software educativo, o professor e o aluno. Sobre o computador, ela diz:

1. Dispõe suas informações de forma clara, objetiva e lógica, facilitando a autonomia do usuário, favorecendo a exploração espontânea.
2. Exige também que o usuário tenha consciência do que quer, se organize e informe de modo ordenado o que quer fazer, digitando corretamente.
3. Dá um retorno extremamente rápido e objetivo do processo em construção, favorecendo a autocorreção, a inserção da “desordem” na ordem global.
4. Trabalha com uma disposição espacial das informações, que pode ser controlada continuamente pela criança através de seu campo perceptivo visual, apoiando o raciocínio lógico.
5. Trabalha com imagens e textos de forma combinada, ativando os dois hemisférios cerebrais.
6. Através de recursos de multimídia, pode combinar imagens pictóricas ou gráficas, numa infinidade de cores e formas, com sons verbais e/ou musicais, com movimentos, criando uma verdadeira trama de combinações possíveis, integrando a percepção, em suas múltiplas formas, ao raciocínio e à imaginação, de forma fluente, pessoal e cheia de vida.
7. O computador também é apontado como um facilitador do desenvolvimento natural da expressão simbólica da criança no uso de caracteres gráficos, fator importante tanto na fase da alfabetização, quanto no desenvolvimento posterior do processo da leitura e da escrita.

Para educação infantil, o software é dispensável.
O professor, porém, é peça importante na articulação entre computador e aluno.
É fato que as crianças já não chegam na escola sem nenhum conhecimento acerca do funcionamento dos equipamentos. As maquinas fotográficas digitais já são velhas conhecidas dos pequenos e eles até se aventuram a fotografar o que querem. E quase todos também já tiveram algum contato, ou já viram seus pais ou irmãos mais velhos usando um laptop ou computador de mesa em algum momento da vida. Logo, embora não reconheçam os símbolos gráficos da escrita, entendem a funcionalidade do computador.

Na vivencia enquanto professora da rede de Niterói, conheci algumas professoras que usam estas tecnologias com seus alunos. São projetos de artes, de literatura e até mesmo de ciências que ganham reforço das tecnologias para complementar o conhecimento adquirido e produzido pelos alunos.

De acordo com o relato da professora de uma das turmas de quatro anos, as crianças envolvidas num projeto de literatura em 2011, após reescreverem a história de seu livro preferido, usaram a maquina fotográfica para a produção de imagens para uma foto-novela. Numa outra turma da mesma escola, os desenhos feitos para a ilustração do livro (ditado pelas crianças e digitado pela professora), foram scaneados e incluídos no arquivo, de acordo com o gosto dos alunos.

Numa escola de educação infantil do centro de Niterói, as prof. Delaine Santos e Marcia Olivetti, em parceria, desenvolveram um projeto de ciências sobre meio de transporte com sua turma de seis anos, onde o computador e a internet fizeram total diferença no desdobramento das atividades. A cada tipo de transporte estudado, as professoras usavam o computador pessoal de uma delas para acessar a internet e procurar, juntamente com os alunos, vídeos e fotos de cada máquina estudada. Usaram vídeos retirados do site youtube.com, antigos programas de TV gravados em DVD, imagens retiradas da internet e músicas num mp3 player. De acordo com relatos das professoras, conceitos que seriam difíceis de explicar, como o funcionamento da máquina a vapor e a propulsão dos foguetes, ficaram muito mais simples de compreender com os vídeos usados em aula. Este projeto, inclusive, foi tão bem aceito e significativo para a turma que deu origem a outro, sobre a vida de Leonardo da Vincci. Neste novo projeto, a turma pesquisou na internet as obras de da Vincci, bem como projetos mecânicos desenvolvidos pelo artista.

Já no Núcleo Avançado de Educação Infantil de Niterói, durante um projeto sobre Artes, a professora da turma de cinco anos, ao estudar com seus alunos sobre a fotografia e o cinema, pediu que eles usassem a máquina fotográfica para produzir um filme. Ensinou-lhes como fotografar em sequência e depois usou um programa de edição de vídeo (OpenShot, para Linux) para juntar as fotos. Usou o computador pessoal e um datashow para simular uma sala de cinema com a turma e projetar o vídeo produzido por eles. Disse ela que foi muito mais fácil, para os alunos, compreender a produção de um filme após esta atividade. Num outro momento, com um computador e acesso a internet pesquisou com a turma vídeos de variados tipos de dança e fez visitas a museus pelo mundo, para apreciar as obras de arte de diferentes estilos e épocas. Segundo a professora, numa das ocasiões em que o computador estava na sala, os alunos pediram para digitar os próprios nomes, e as palavras que já conhecem. Esta atitute espontânea da turma a fez incluir o uso da "Mesa Alfabeto*" no planejamento para os meses seguintes.

Pudemos observar, então, que a tecnologia pode ser usada e complementar o conhecimento dos alunos da educação infantil. O professor é personagem fundamental neste processo pois, na maioria dos casos, as crianças ainda não foram alfabetizadas e, portanto, terão dificuldade com a digitação no computador. Além disso, é necessário que o professor ajude os alunos a filtrar a enorme quantidade de informações a que terão acesso. Acredito que quanto mais cedo o computador é usado em sala de aula para realização de pesquisas, mais fácil será para os alunos, no futuro, fazer bom uso desta ferramenta quando não estiverem sob supervisão. E não apenas a internet, mas os programas de edição de vídeos e imagens, onde os alunos podem criar os próprios filmes, quadros e obras, favorecem a criatividade da criança e a coordenação motora, quando fazem uso do mousepad do notebook. Quando o professor conhece as ferramentas, tem disposição e objetivos, a tecnologia vai não apenas servir como instrumento, mas também agregará conhecimento e dinamismo nas aulas da educação infantil.

*hardware específico associado a um software educacional, usado, muitas vezes, na alfabetização de crianças com dificuldade motora. Este equipamento está disponível para todas as escolas de educação infantil da rede municipal de Niterói.


REFERÊNCIA
MATTEI, Claudinéia. O prazer de aprender com a informática na Educação Infantil. [http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2011/pedagogia_artigos/ainformedinf.pdf] acessado em 12-11-12

MALAGOLE, Dayse. Trabalhando com informática na Educação Infantil. [http://profmediador.blogspot.com.br/2011/01/trabalhando-com-informatica-na-educacao.html]

3 pitacos:

Waston disse...

Cara Ruiva,
muito interessante e diversificado seu blog. Parabéns. Você fez muito mais que simplesmente fazer o dever de casa.

Elizabeth da Silva Guedes disse...

Delaine,
Muito bom aprender com a sua experiência com Educação Infantil e saber que não só é viável, mas importante o trabalho com o uso dos computadores em sala de aula com os pequenos. Como eu havia falado, eu não tive essa experiência por não trabalhar com Educação Infantil, mas, certamente, se trabalheasse, eu também já teria utilizado essa ferramenta.

Elizabeth da Silva Guedes disse...

Delaine,
É muito bom poder aprender com a sua experiência. Como eu comentei antes, eu não trabalhei ainda com Educação Infantil, mas, certamente, se trabalhasse, estaria fazendo uso da Informática em sala de aula.

 

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